Anexo 2 - República Romana (PARTE 2)

As conquistas romanas

  Durante o período de República, em apenas três séculos (IV ao II a.C.), Roma consquistou um império enorme.A partir dessa época,por meio de seus representantes Patrícios no senado, o exército romana passou a utilizar uma política ofensiva de conquista.No final do século II a.C., patricamente toda a península Itálica estava sobre controle romana .

 Guerras Púnicas

  A estratégia de expansão política de Roma, tropeçava nos interesses ce Cartago,cidade do norte da África,região da atual Tunísia.Cartago era a potência da época, no Meditarrâneo Ocidental.Para impor sua supremacia comercial e militar na mesma região,os romanos precisavam enfrentar e derrotar Cartago.

  As guerras entre Cartago e Roma,eram chamados de Guerras Púnicas*,a mesma se dividiu em três grandes etapas durante o período de 264 a 146 a.C. Foram batalhas violentas, até que em 146 a.C., Roma conseguir arrasar e derrotar Cartago.

  Após o domínio de Cartago Roma ampliou os seus domínios como: Mediterrâneo Ocidental (Península Ibérica, Gália) e Mediterrâneo Oriental (Macedônia,Grécia e Ásia menor). Ao mesmo tempo Roma tinha uma atenção especial para o Mediterrâneo Oriental e para conquistá-la, os romanos elaboraram várias guerras contra os helenísticos, que formaram com a desagregação do Império de Alexandre Magno.

Conquistas: Seus resultados

As grandes conquistas de Roma, provocaram tranformações tanto no contexto econômico, cultural e político.
   As consequências dessas conquistas foram o desenvolvimento do comércio com as colônias e o da economia monetária, com a descoberta de minas de ouro nas terras conquistadas. Houve ainda um aumento da mão de obra escrava, com a entrada em Roma de prisioneiros de guerra.

A crise da República 

Os período  entre 133 a.C a 27 a.C marcaram o declínio da República.Destacam-se: Reforma dos Irmãos Graco e os governos de Mario e Sila.

0 comentários:

Postar um comentário

Blogger templates